[LiterLetrados] Dicas para currículo literário

Olá Liter! Demos uma estacionada nos video-aula mas continuarei por aqui ajudando a você que persisti no sonho de ser um escritor. Apesar de não ser uma tarefa fácil mostrar o caminho  das pedras, tudo o que aprendi e aprendo quero dividir com vocês.

Bom, hoje vamos falar sobre o tal CURRÍCULO LITERÁRIO. A grande dúvida principalmente na hora de participar de um concurso de literatura que exigem biografia e currículo. (Falaremos num outro momento da biografia)

Então, diferente do curriculum vitae que conhecemos, (que quanto menor melhor, o ideal é somente o necessário) o currículo literário deve ser completão! Tudo o que você já fez dentro da literatura te q estar descrito ali. Por mais que você não tenha livros, prêmios… Tudo o que você colocar com certeza vai acrescentar na sua presença no universo literário e desde de quando. (por isso que essa coisa de colocar “só coisas atuais” no currículo literário não é o recomendado!)

Isso mesmo, se escreve para um blog, se ganhou um concurso literário, sua formação acadêmica, se faz parte de alguma atividade (cursos) na literatura… Coloque tudo desde a primeira conquista, até a mais recente. TUDO MESMO! 

E a ultima dica que eu deixo (e que serve muito para mim) é ter sempre dois currículos literários. Um que é esse completo, e um outro só com os pontos de maiores relevâncias. Ai sim entra apenas os prêmios, livros publicados (ou publicações) algo bem sucinto de 10 a 12 linhas, pois alguns concursos e/ou meios para publicações (blogs, revistas, sites…) pedem um currículo mais resumido para apresentação do escritor. Por tanto é bom ter sempre os dois a mãos, já prontos pra ir apenas atualizando.

No próximo post, posto um modelinho para vocês!



Mariane Helena

3 comentários em “[LiterLetrados] Dicas para currículo literário

  1. Mariane, adorei as dicas sobre curriculum, sempre há uma ou outra dúvida, obrigada.

  2. Mariane, adorei as dicas sobre curriculum, sempre há uma ou outra dúvida, obrigada.

  3. Mariane, adorei as dicas sobre curriculum, sempre há uma ou outra dúvida, obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *