{Andei Pensando} – O Poder das Palavras – Bia Fernandez

Inicio da descrição: Foto colorida da escritora Bia, ela tem pele branca, cabelos castanho escuro, ondulados e soltos pelos ombros. Veste uma camiseta preta e Sua mão direita está em cima das páginas abertas de um livro que está em sua frente. Ela sorri. Sobre a foto, em frente a sua mão, o desenho em cor amarela de um balão de fala, dentro a palavra “Palavras”. Fim da descrição.

 

 

“As palavras são pequenas formas no maravilhoso caos que é o mundo; formas que focalizam e prendem ideias, que afiam os pensamentos, que conseguem pintar aquarelas de percepção.” – DIANE ACKERMAN

Oi, queridos leitores! A frase que dá título a esse texto é bem conhecida, não é mesmo? Dizem por aí que as palavras certas no momento adequado, tem a capacidade de atingir melhor que qualquer golpe físico. Concordo plenamente!
Quantas vezes já me quebrei por dentro, simplesmente por ouvir algo que não ia de acordo com o que eu esperava de meu interlocutor, ou então fiz alguém sorrir com uma coisa simples que escrevi ou falei… Eu nem saberia mensurar!
Um elogio despretensioso, por exemplo, tem o poder de fazer mais feliz um dia, ou até mesmo uma semana. Do mesmo modo, uma palavra afiada, daquelas que são miradas e disparadas, possui a capacidade de abrir uma fresta em um coração permanentemente. 💔

O fato é que nós, seres humanos, temos a necessidade de estar em constante comunicação com tudo o que está ao nosso redor, principalmente em se tratando de pessoas. Não é à-toa que, em muitos casos, as informações que captamos, seja ouvindo ou vendo, acabam por influenciar nossos gostos, escolhas e pretensões. E é por isso que temos de aprender a filtrar tudo aquilo que chega até nós.
Não podemos deixar que o veneno daquelas palavras mais maldosas, felinas e frias infecte nosso coração, mas é nossa obrigação permitir que a ternura presente em declarações sinceras nos afete pra melhor, traga outra vez aquele brilho ao nossos olhos.

Isso parece muito complicado, não é mesmo? Quer dizer, como saber se o que estamos ouvindo é uma afirmação confiável ou não? Como saber, sobretudo, se as pessoas são verdadeiras naquilo que expressam ou não?
A resposta para ambas as perguntas acima é muito simples: “Não há como saber.”
Estamos aqui para acertar e errar, falhar e aprender, nos enganar e melhorar.

Não podemos permitir que o medo de sofrer nos congele o coração. Jamais devemos deixar de ouvir doces palavras sussurradas pela brisa que trás um novo amor, porque de nossa antiga experiência restaram apenas os murmúrios desolados que sobrevivem na tristeza e na dor.

E ainda mais importante: Nunca devemos nos esquecer de que o que dizemos e expressamos tem a capacidade de ferir, machucar e até mesmo prejudicar seriamente os demais, dependendo da situação.

💬 Tenha mais consciência do que sai da sua boca. Saiba que todos estamos conectados por um fio invisível que liga tudo que existe, e que uma frase mal intencionada não prejudica só o alvo em questão, mas também todas aquelas outras vidas que estão ligadas a ele.
Violência gera violência; ignorância gera ignorância. 🛑

Finalizando a reflexão:

Mesmo com todo esse perigo e responsabilidade que as palavras representam, eu ainda as tenho como boas e velhas amigas. Temo e respeito, porém também as quero bem. 😍

Por isso, teci os parágrafos abaixo, fazendo uso das dita cujas sem dó nem piedade. O legal é que geralmente elas me obedecem! 😉

Palavras, para lá, para cá.

“Acima de nós, em redor de nós, as palavras voam e às vezes pousam.” – CECÍLIA MEIRELES

Vejo tanta ternura nas palavras. Há sempre alguma disposta a representar o que se passa em meu coração. Em um cantinho de um beijo, no reluzir de um sorriso, no transbordar de uma lágrima ou no palpitar de uma dor, elas sempre são constantes, cumprindo seu papel primorosamente.

Está bem que as vezes, uma ou outra resolve dar uma de espertinha e me escapa com travessura, tornando difícil a missão de exprimir o que penso ou sinto. Mas, de todo modo, com suas brincadeirinhas ou não, as palavras desde sempre foram minhas melhores amigas.

❤Aquelas que estão comigo mesmo quando o mundo inteiro vira-me as costas.

📚Aquelas responsáveis por me fazer viajar para outros universos, quando está mais que insuportável ficar aqui, dentro de mim.

📔Nas madrugadas em que mais chorei, foi com elas que dividi um pedacinho da minha agonia; E, nos dias em que mais sorri, sempre terminei por expressar tal felicidade com uma poesia.

💌Foram e continuam ser mensageira dos meus amores, guardiãs dos meus segredos e ouvintes das minhas tristezas.

Não sei se eu as escolhi, ou se elas escolheram a mim.
Mas tenho certeza de que se me impedirem de escrevê-las, eu as falarei;
Se minha voz se calar, então apenas pensarei;
E quando nem isso for possível, elas ainda sim serão o que restará
na lembrança de todos aqueles para quem um dia as direcionei.

Marcado com , , , ,

14 comentários em “{Andei Pensando} – O Poder das Palavras – Bia Fernandez

  1. Lindo, obrigado por alegrar nossos domingos com as suas palavras 🤗❤️

  2. Boa Reflexão, é como dizem, palavras são tudo, e tem seu poder, desde que saibamos fazer bom uso delas!

  3. parabéns! Falou bonito é isso aí

  4. Muito bem escrito, as palavras podem ser em geral caóticas, mas quando se sabe coloca-las para fora, se tornam necessárias.
    Parabéns Bya!!

  5. Boa tarde!
    Gostei muito. Excelente jeito de iniciar seus posts aqui, muito reflexivo e lindo!
    Já estou esperando pelos próximos!
    Beijos

  6. disse tudo
    uma palavra pode ser uma fonte de grande fortalecimento mas também pode ser bem devastadora!
    gostei bastante!
    parabéns pelo texto!

  7. Arrasou muito!

  8. Oint, Bya!
    De fato, as palavras bailam em seus dedos. ❤️
    Parabéns, coisa linda

  9. Parabéns pela reflexão, belas palavras. E que palavras, nos mostram o cuidado que temos que ter ao usá-las, mais uma demonstração do seu grande talento, e que talento, que a cada dia que passa, me torno mais fã do mesmo.

  10. as palavras, já belas, tornam-se ainda mais preciosas quando quem diz, faz com sinceridade; como não seria diferente, meu comentário é dizer que ficou lindo. <3

  11. Parabéns filha mais uma vez vc me emocionou
    Vc e perfeita em tudo que faz ❤️ te amo muito

    1. Essa frase não e minha, mas gosto muito “Palavras são, na minha humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de formar grandes sofrimentos e também de remediá-los”, Alvo Dumbledore em “Harry Potter e as Relíquias da Morte”.

      Obrigada Bia, por vir compartilhar a magia das palavras com a gente

  12. Como me orgulho de ter uma amiga tão especial e talentosa como você Bya. De fato, as palavras tem o poder tanto pra levantar, como pra derrubar uma pessoa.
    Que possamos sempre refletir nisso, e pensar em tudo que sai da nossa boca. Assim, erraremos menos. Afinal, temos apenas uma boca e dois ouvidos né? O que significa que ouvir, é sempre melhor.
    Aguardando o próximo poust! Sucesso sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *